30.4.10

7 votos (de 9) à favor dos torturadores / O triste fim de um general.

Este blog atira pra tudo quanto é lado, quem acompanha o blog sabe. Levem isso como um exercício de pensar, ler, ver fotos e vídeos históricos de uma época que não foi minha e tirar minhas próprias conclusões baseado nisso tudo. Assim faço com todas as coisas, embora nem sempre às vistas, mas não pude deixar passar a vergonhosa atuação do STJ perante a lei de anisita que inocenta os torturadores do regime militar, e olha que interessante: As leis que protegem os torturadores e que legitimam um novo golpe de estado, continuam em vigor (clique aqui para ler sobre), ou seja: não há é uma ditadura institucionalizada,  mas as leis que legitimam e permitem que isso aconteça  de novo, ainda vigoram! Dá pra acreditar?
O jurista Fábio Comparato, notável pela atuação em ações populares por exemplo contra a privatização da Vale do Rio Doce, se posicionou de forma impecável em defesa dos torturados pelo regime militar (assista o vídeo do discurso de Comparato ao Superior Tribunal da "Injustiça" - vá aos 17 minutos) mas como já era sabido, o STJ julgou improcedente a ação ajuizada pala OAB que pedia a revisão da lei da anistia.
Comparato já avisou que vai entrar na Corte da Organização dos Estados Americanos, a OEA, para que os torturadores brasileiros sejam punidos por uma organização que tem sede em Washington, o chamado "tribunal de Haia", e lá, conseguirá fazer justiça e punir militares que torturaram e assassinaram adversários nos anos de chumbo.

Eu servi o exército na CSM em Sorocaba. Vi um tequinho do que é a vida militar, quais os tipos ridiculos que fazem daquilo um inferno, e os gente-boa que tem uma mente um pouco mais libertária, mas dependendo de onde vinha uma arbitrariedade, não se podia contestar se a patente fosse maior. Ali era o céu do exército, se comparado aos quartéis de infantaria blindada e tal. Trabalhei na primeira seção... eram outros tempos... havia até uma quantidade significativa de militares pró-Lula ali, em plena eleição do Collor! Mas saísse da linha pra ver o que um homem com um pouco de poder na mão poderia fazer, se assim desejasse. Nunca vi nada de errado ali, além de umas "humilhaçõeszinhas", que é típico até em algumas empresas por aí hoje em dia, vocês sabem do que eu to falando.
Como se tratava de uma circunscrição, sempre recebíamos visitas de todo tipo de militar da reserva, mas em especial, não pude deixar de notar alguns coronéis que ficam totalmente loucos quando entram pra reserva. Eles murcham e definham sem seus uniformes, sem seus motoristas, sem auxiliares, sem aquela autoridade inquestionável.
Eu vi várias vezes, falei com coronéis da reserva e vi um coronel entrar para a reserva. Em 6 meses, até a mulher do mesmo sentiu que não era tratada do mesmo jeito que antes.
Alguns militares da reserva eram bastante frequentes e tinham necessidade de contar suas estórias, não se cansavam de contar a mesma história de sempre, esquecendo que já haviam contado há 4 meses atrás... e quando saiam dali, ficava nítido o vazio, a saudade de comandar, mandar, de estar ali exercendo sua porção de poder ao seu modo.

Aqui, um exemplo do tipo de pessoa(?) que pode-se criar dentro das casernas:
Aqui o exemplo histórico do terrorismo militar do então general Newton Cruz perante um jornalista enquanto ainda era do exército, nos anos de chumbo:



E agora amigos que conseguiram ler até aqui, vejam o general na reserva aos 85 anos, querendo dar sua versão dos fatos antes de morrer triste, sozinho, sem grana, morando no quarto da casa de uma filha e com um poço de mágoas nas costas (que carregará até sua sepultura). O sistema foi contra ele mesmo, neste caso. Uma quase justiça poética.

Eis o futuro de tormentas do ex-militar traído por tudo e todos que o ensinaram a agir do modo como agia, quando na ativa. Agora revela fatos bondosos dele próprio, como "uma bombinha de pra efeito moral" um incidente vergonhoso no RJ na era do chumbo.

Reparem a postura e as palavras. O vídeo fala por si. Percam alguns minutos do seu valioso tempo para observar com uma lupa, uma história negra do nosso passado

Entrevista com o ex-general - em 5 partes - vale a pena ver  para entender uma série de fatos alheios à nossa época, mas que refletem obscuramente sob a nossa (bem ou mal) democracia atual.

Tá aí... vejam e ouçam as barbaridades - uma atrás da outra:


QUE VENHA O TRIBUNAL DE HAIA E QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA!!!

Um comentário:

  1. Blog muitoo bom, adorei seu blog, podemos fazer uma parceria , falar de coisa conjuntamente, entre em contato, to te seguindo, da uma passadinha no meu blog
    http://sevenerros.blogspot.com

    ResponderExcluir

xiitas comentaram