1.10.09

Parpitando Sisters of Mercy para leigos e fãs

Há tempos atrás tava conversando com o Genor e a gente colocou aquele disco maldito do Sisters of Mercy, o First & Last & Aways, aí ele comentou que tava ouvindo um som com "umas mina gótica" e comentou sobre os Sisters, mas elas não conheciam(?). Ele, insatisfeito, arrumou um disco e colocou pras mina, e pra surpresa de todos, elas falaram "isso aí não é som gótico!" (haha). As bandas de metal se apoderaram do termo "gótico" só pra eles nos dias de hoje e vendo a onda de bandas que fazem um tipo de musica alá Celta, eu estou concordando. As letras deles, aquela melodia de vampira é um lado negro por exemplo de uma Whitney Huston.

Talvez elas (as mina gótica) estejam certas, sob o ponto de vista que os Sisters Of Mercy gravou em 86 isso em Los Angeles com camisas Havaianas (segundo o vocalista/dono da banda) ele também nunca foi gótico (assim como Siouxsie & the Banshees, Cure) - sei, sei!!!

Uma das músicas mais arrastadas e dark dos carastipo "Valentine", por exemplo,  na letra, ele se diz a procurar a namorada dele a musica toda...gente, ele quer uma namorada!!! (haha) "kiss the Carpet" com incríveis 6 minutos de um beat devagar, ascendente e quebradasso - é sensacional escutar e entender as letras dos caras e daí sim começar a se questionar se tá certo mesmo chamar isso ae de gótico.

Hoje em dia com os 1000 rótulos que inventaram, a maioria concorda que Sisters é Gothic-rock, mas pra bom sorocabano que sou, (todo mundo que não existiam góticos em Sorocaba nos anos 80, existiam "Darrrrks") o som que eles ouviam era Darkwave / Darkêra, para os mais íntimos. Tem nego por aí falando que é Big Beat, mas se você acha que é, explique (se puder).

E pensar que ouvi "1969" dos Stooges e "Gimme Shelter" dos Stones pela primeira vez  com as versões que os Sisters lançaram na coletânea de EPs anteriores à 86 "some girls wander by mistake" - impressindível pra quem quer conhecer o som dos caras.



Vamos falar a verdade gente... (quem é desta seara) Sisters nunca foi lá essas coisas ao vivo... e se foi, foi até 89 quem sabe 91. Pelos registros de vídeo e audio que circulam por aí... pelamordedeus... fuja, principalmente se você gostar de qualidade de audio. Mas se você for um fã ridículo dos albuns deles como eu, baixa uns 3 bootleg que você já vai ter tudo.


Já no segundo album, os caras lançam a mais foda dentre todas as suas musicas: "Lucretia" que conseguiu ter uma letra de protesto poderosa, uma conhecidíssima linha de baixo marca-registrada da geração de bailes pós-punk dos anos 80 e pra finalizar, um clip Punk filmado em fábricas latinas cruéis, onde registram o  trabalho semi-escravo. A letra traduzida tá aqui e  o clip aqui:





Sisters of Mercy sempre foi uma boa banda de Estúdio, o cara odeia o palco e preferia só gravar albuns antes, quando o CD começou a dar dinheiro e saiu bootleg pra tudo quanto é lado (caríssimos na época). O Andrew Eldrith só tá fazendo show por aí ainda porque CD já não dá mais dinheiro, então é obrigado a fazer shows.
 Só pra ter uma noção, ano passado o figura quando indagado "se tem planos pra lançar material novo" afirmou que desde 1992 (a última gravação de estudio) ele fez umas 4 musicas, ou seja, a produção no estúdio dele é zero.

Ok, mas sempre que sobra uns trocos a gente vai ver pra dar uma olhada se melhorou ou se tá a mesma bosta rsrsrs..

Beeem diferente dos sempre fodões do Echo & the Bunnymen, que mesmo sendo covarde e despeitosamente chamados de "freguês" aqui no Brasil e reduzidos a 2 da formação clássica, ainda produzem musicas boas e tem muito a mostrar pras antigas e novas gerações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

xiitas comentaram