24.2.10

Werinton Kermes foi escolhido para representar o estado de São Paulo na Pré-Conferência Setorial do Audiovisual

De 2000 até 2007, a cultura em Sorocaba foi a menos favorecida dentre os setores. Sob a administração de Renato Amary, a cultura sangrou e quase morreu no início do governo de Vitor Lippi, o sucessor. Rios de dinheiro para a FUNDEC, maestro escolhido pra reger a Sinfônica de Sorocaba não pelo seu gabarito, mas pela "simpatia dos políticos locais"(2001), a extinção do Festival Terra Rasgada, e por final, o povo se matando entre si, com o único meio disponibilizado para os artistas locais conseguirem os recursos destinados à cultura na cidade: a Lei de incentivo à cultura (LINC).
Mas... bem do nosso lado, aquela cidade que muitos chamam de "quintal de Sorocaba", em 2001, estava entrando na Secretaria de Cultura de Votorantim um produtor cultural que iria revolucioná-la e entrar para a história da cidade: Werinton Kermes.

Werinton Kermes: Só aplausos, há mais de 10 anos!  Não há uma só pessoa que negue o sucesso da administração da cultura votorantinense ao longo de todos esses anos

Cineasta, fotógrafo e produtor cultural, ele colocou em prática ótimas idéias  como o resgate das raízes da cidade, onde como maior destaque foi a famosa Orquestra de Viola de Votorantim, as inserções culturais nos bairros (shows, bandas, cinema no bairro) e a já nacionalmente conhecida Festa Junina de Votorantim, que virou referência de festa junina no Estado de SP. Sua facilidade para se trabalhar teve o ingrediente principal das boas relações:

- Nunca usou de arrogância ou truculência para resolver problemas.
- Resgatou e identificou a cultura local.
- Não ignorou nem subjulgou nenhum grupo de artistas na cidade.
- Não fez  política com a cultura. 


Toda Sorocaba viu que Votorantim tinha decolado na questão da Cultura e somente hoje, quase 10 anos depois, Anderson Santos, à frente da SECULT em Sorocaba está quebrando alguns paradigmas culturais, abrindo o espaço ocioso (cultural e histórico) da cidade para os artistas locais, e embora digam que não, está bem claro que está seguindo alguns passos da cartilha de quem? Pelo sim ou pelo não, é necessário reconhecer os esforços do Andreson Santos! Se está se espelhando no Kermes ou não, me parece que está no caminho certo, pela demonstração de boa vontade e resultados já a médio prazo.

O reconhecimento não é à toa, Kermes revolucionou a cultura em Votorantim de tal forma, que era impossível não comparar com Sorocaba. "Porque não temos festas legais de grande apelo popular em Sorocaba como Votorantim tem?" - o povo se perguntava. Deixou Sorocaba  no chinelo por pelo menos 10 anos! Saiu no final do ano passado (novembro/2009) com um aparato cultural inteiro funcionando à pleno vapor em Votorantim. Uma sensação de dever cumprido é o que pode-se perceber nas linhas e entrelinhas.

Digamos assim, numa situação de comparação de quem fez mais para a cultura com meno$, o placar ficaria mais ou menos assim: Votorantim=10, Sorocaba=02. 

Aqui, todo o meu respeito e admiração pelo trabalho dele. Simplesmente foi, é e continua sendo definitivo para a cultura local e agora nacional!

Mais sobre a Conferência Setorial do Audiovisual no site Cultura Votorantim

Aqui, uma entrevista para a Revista Bianchini, onde faz um balanço de todos os anos à frente da Cultura em Votoratim e sua relação com Sorocaba.

Siga o cara no Twitter: @WerintonKermes

Um comentário:

  1. Obrigado , este texto me estimula a proseguir com asas e pés .

    "Quem tem imaginação, mas não tem cultura, possui asas, mas não tem pés."

    Forte Abraço
    Werinton Kermes

    ResponderExcluir

xiitas comentaram